Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de maio de 2019, 08h42

Bolsonaro já sinaliza volta à velha política

O governo deve ceder a reivindicações de parlamentares que querem alterar o organograma da Esplanada

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O governo Jair Bolsonaro deve ceder a algumas reivindicações de parlamentares que querem alterar o organograma da Esplanada, para manter em 22 o número de ministérios. Quem acompanha as negociações diz que o Planalto pretende atender já na comissão especial que analisa o tema ao menos quatro das oito mudanças que estão em discussão.

A Funai, por exemplo, deve retornar ao Ministério da Justiça e o registro sindical, que hoje está na pasta de Sergio Moro, será atrelado ao da Economia.

Bolsonaro admite ainda recriar o Conselho de Segurança Alimentar e recuar no monitoramento de ONGs. Outras propostas, mais polêmicas, como a transferência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) das mãos de Moro para as de Paulo Guedes (Economia), ficariam para a análise do plenário.

Em troca, de acordo com aliados de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, as primeiras propostas de privatização de estatais vão chegar à Casa no início do segundo semestre. A expectativa é a de que Correios e EPL (Empresa de Planejamento e Logística) inaugurem a lista.

Com informações do Painel da Folha

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum