Bolsonaro "late" em discurso para parabenizar cachorro

O presidente sancionou projeto de lei da Câmara que aumentou penas por maus-tratos contra cães e gatos

Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro decidiu inovar durante discurso feito em cerimônia em que sancionou um projeto de lei contra maus-tratos em animais, a Lei Sansão. Para se comunicar com um cachorro que estava presente no local, o ex-capitão fez "au au".

"Parabéns a todos vocês, não sei se o Sansão vai entender, aqui né, então: au au. Quer dizer, parabéns Sansão", disse o presidente, referindo-se ao Pitbull Sansão, animal vítima de maus tratos que deu nome à lei sancionada. O cachorro teve que andar de cadeira de rodas adaptada após ter as patas traseiras decepadas.

O presidente ainda afirmou que no Exército é muito comum a presença de cães. "Esses cães eram muito bem vindos em nosso meio, nos ajudavam até no tocante à segurança", disse ainda.

Bolsonaro ainda tentou assinar a sanção segurando um cachorro, mas se enrolou.

Lei Sansão

O projeto de lei 1095/2019, apresentado pelo deputado federal Fred Costa (Patriota/MG) e relatado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), foi aprovado na Câmara no final de 2019 e referendado no Senado em setembro.

Com o projeto, a Lei nº 9.605 foi alterada com o objetivo de aumentar penas relativas aos crimes de maus-tratos a cães e gatos. A prisão passou a ser de 3 a 5 anos, contra o período de 3 meses a 1 ano previsto anteriormente.

Bolsonaro chegou a questionar alguns dos termos da lei e prometeu uma enquete no Facebook, mas foi convencido pela primeira-dama Michelle Bolsonaro a sancioná-la sem alterações.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=u9VSSpkIdyg&feature=emb_title
https://twitter.com/jnascim/status/1311046403657994240