Bolsonaro mantém desaprovação em quase 50% pelo terceiro mês consecutivo

É a primeira vez que o presidente mantém uma avaliação negativa nesse patamar por tanto tempo

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro está há quase três meses com uma desaprovação em torno de 50%. Segundo os dados da mais recente pesquisa Ideia, contratada pela revista Exame, 49% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo. O patamar em torno dos 50% foi alcançado a primeira vez em 25 de março.

Algumas regiões do país se destacam na reprovação do presidente. No Nordeste, Bolsonaro é avaliado negativamente por 58% da população. No Sudeste, a taxa é de 49%.

Os que avaliam o governo de Bolsonaro como ótimo ou bom somam 26%, enquanto os que consideram como regular são 23%. Apesar da alta taxa de desaprovação, os números também mostram que a base do presidente segue firme, principalmente entre homens (32%) e evangélicos (37%).

No Norte, a aprovação de Bolsonaro também é alta: 39% avaliam positivamente o presidente. Para Maurício Moura, fundador do Ideia, o número é resultado da influência da nova rodada do auxílio emergencial, pago desde abril.

O levantamento ouviu 1.252 pessoas entre os dias 7 e 10 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.