Bolsonaro difunde mensagem que fala em "contragolpe" no 7 de setembro

O presidente enviou mensagem em lista de transmissão no WhatsApp com claro conteúdo golpista

Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro deu, neste domingo (15), mais uma mostra de que pretende romper com a institucionalidade democrática.

Segundo informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o mandatário encaminhou mensagem em lista de transmissão no WhatsApp que fala em “provável e necessário contragolpe”.

A data do "contragolpe" seria o dia 7 de setembro, quando apoiadores estariam articulando uma mobilização contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Isso inclui o sistema eleitoral e a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson. Nas milícias digitais se fala em invasão da Embaixada da China, enquanto o cantor Sérgio Reis prega em áudio vazado invasão do STF.

O texto golpista difundido por Bolsonaro é assinado por um grupo de apoiadores chamado "Ativistas Direita Volver".

“Hoje, fazer um contragolpe é muito mais difícil e delicado do que naquela época, além do grave aparelhamento acima relatado, temos uma constituição comunista que tirou em grande parte os poderes do Presidente da República e foi por estes motivos que o Presidente Bolsonaro, no início de agosto, em vídeo gravado, pediu para que o povo brasileiro fosse mais uma vez às ruas, na Avenida Paulista, no dia sete de setembro, dar o último aviso, mas, desta vez, ele reforçou que o “contingente” deveria ser absurdamente gigante", diz trecho da mensagem.

"Ou seja, o tamanho desta manifestação deverá ser o maior já visto na história do país, a ponto de comprovar e apoiar, inclusive internacionalmente, para que dê a ele e às FFAA, para que, em caso de um bastante provável e necessário contragolpe que terão que implementar em breve, diante do grave avanço do golpe já em curso há tempos e que agora avança de forma muito mais agressiva, perpetrado pelo Poder Judiciário, esquerda e todo um aparato, inclusive internacional, de interesses escusos”, prossegue,

Confira a íntegra: