Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de março de 2019, 15h52

Bolsonaro mostra desconhecer liturgia do cargo, diz ex-ministro da Cultura

Para Juca Ferreira, Bolsonaro mostrou desconhecer a liturgia do cargo e inviabilizou sua permanência. "Quem o respeitará daqui para frente? Só se for pela força", afirmou

O ex-ministro Juca FerreiraFoto: Jeanine Moraes

A publicação de um vídeo obsceno pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi uma manifestação de falta de decoro e desconhecimento da liturgia do cargo. A avaliação é de Juca Ferreira, ex-ministro da cultura dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff,  atualmente secretário da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Nesta terça-feira (5), o presidente publicou em sua conta no Twitter um vídeo em que uma pessoa urina sobre a outra, um fetiche conhecido como golden shower (chuva dourada). O vídeo foi gravado ao ar livre. Segundo Bolsonaro, o ato aconteceu em um bloco de Carnaval. O presidente não especificou em qual bloco ou cidade.

“Ele se inviabilizou completamente para permanecer no cargo. Quem o respeitará daqui para a frente? Só se for pela força”, afirmou o ex-ministro à Fórum. Para ele, a postagem foi uma tentativa de Bolsonaro de responder à rejeição que sofreu no Carnaval, marcado por protestos contra ele e suas pautas em blocos de rua e até escolas de samba.

“Bolsonaro mostrou, mais uma vez, todo seu despreparo para dirigir o país, seu baixo nível intelectual e seu desequilíbrio emocional, ao tentar responder à rejeição a sua pessoa, a seu governo e a todo o projeto que eles estão tentando pôr em marcha, que se manifestou de norte a sul neste Carnaval”,  disse.

Para Juca Ferreira, tentar associar o vídeo postado ao Carnaval mostra a “ignorância histórica” do presidente. “É uma farsa, uma forma de fake news e mostra algo que já é muito evidente: o Brasil não cabe nesse projeto regressivo, reacionário e extremamente conservador que Bolsonaro representa”.

Na avaliação do ex-ministro, o presidente e seu grupo buscam a destruição não apenas do Carnaval, mas do espírito do povo brasileiro. “Eles são contra o Brasil e seu povo. Querem nos anular, querem atingir nossa alegria de viver, nossos direitos sociais. Querem destruir o Estado brasileiro e com ele anular todos os direitos conquistados”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum