Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de junho de 2019, 18h01

Bolsonaro nomeia pastor evangélico para Comissão de Ética da Presidência

O pastor Milton Ribeiro, da Igreja Presbiteriana de Santos, foi o primeiro nomeado pelo governo Bolsonaro para mandato de três anos na Comissão de Ética Pública da Presidência. Em janeiro, a CEP foi alvo da Casa Civil, quando Onyx Lorenzoni mandou exonerar 16 dos 17 membros para "despetizar" o conselho, mas logo voltou atrás.

Bolsonaro batizado no Rio Jordão (Reprodução)
Bolsonaro batizado pelo Pastor Everaldo no Rio Jordão, sob olhares de Carlos e Flávio Bolsonaro (Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o pastor Milton Ribeiro, da Igreja Presbiteriana de Santos, como um dos membros da Comissão de Ética Pública da Presidência (CEP). Esse é o primeiro indicado do governo para a comissão que, em janeiro, foi alvo do ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni.

Milton Ribeiro, pastor evangélico presbiteriano, tomou posse no dia 21 de maio e terá mandato de 3 anos na comissão. Segundo Decreto de 26 de maio de 1999 de Fernando Henrique Cardoso, o conselho tem tem entre suas funções atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública, administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal e apurar condutas em desacordo com as normas nele previstas.

Logo que assumiu a Casa Civil, o ministro Onyx Lorenzoni decidiu demitir 16 dos 17 integrantes da comissão alegando “despetização” da CEP, mas voltou atrás após sofrer pressão. Entre os membros, estão sete advgados e seis indicados por Michel Temer.

Segundo Naira Trindade, do Estado de São Paulo, em janeiro de 2018, quando a maioria das indicações ainda era de Dilma Rousseff, Temer viu 14 dos seus 28 ministros alvo de processos no colegiado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum