Bolsonaro pensa em mudar hierarquia do Exército para demitir Pazuello da Saúde

O presidente que transformar o ministro em general 4 estrelas para garantir uma "saída honrosa", mesmo diante da péssima condução durante a pandemia

Fotos: Tony Winston/MS/Fotos Públicas
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro estaria disposto a dar adeus ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, diante da trágica gestão diante da pandemia de Covid-19. O país passa por uma grande dificuldade na operacionalização da vacinação e isso tem gerado irritação entre parlamentares do centrão, novos aliados do presidente.

Segundo o jornalista Igor Gielow, da Folha de S. Paulo, o presidente prepara uma "saída honrosa" para o ministro-general. O mandatário quer garantir que Pazuello suba de degrau na carreira militar após ser exonerado do posto.

Isso no entanto, depende de mudanças na hierarquia do Exército. A lei 5.821/1972 não prevê que um general de logística, como é o caso de Pazuello, vire general-de-exército, quatro estrelas.

Além disso, para um militar alcançar esse posto - o mais alto - depende de indicação do Alto Comando e sua promoção pode acabar atropelando processos de outros generais que pleiteiam a promoção.

Outro elemento que pesa contra Pazuello é o fato de que ele não entrou na reserva quando assumiu a Saúde.