Bolsonaro posta vídeo de "agradecimento" com brasileiros que governo não ajudou a repatriar

"O vídeo foi editado. [...] Foi um constrangimento enorme que eu nunca passei na vida. Ele deu a entender, foi sorrateiro", disse um empresário que estava em Portugal e não foi auxiliado pelo Itamaraty

Bolsonaro - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais no último sábado (4) um vídeo produzido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) com brasileiros que estavam em Portugal e que supostamente foram trazidos de volta para o país com o apoio do Itamaraty.

Na publicação, o presidente elogia o chanceler Ernesto Araújo e o MRE por "trazer milhares de brasileiros que ficaram isolados em outros países" durante a pandemia do novo coronavírus.

No entanto, no vídeo aparece um grupo de oito brasileiros que estava em Portugal que não recebeu nenhum tipo de auxílio financeiro do governo e teve que arcar com cerca de R$ 3,5 mil por pessoa para retornar ao país.

Segundo o colunista Rubens Valente, do Uol, o grupo não gostou de ser usado pelo presidente como propaganda, sendo que não obteve qualquer ajuda, e pediu a remoção do vídeo.

"O vídeo foi editado. As pessoas começaram a me procurar, pessoas da família: 'O que você está fazendo no vídeo do Bolsonaro?' Como se a gente estivesse agradecendo ao Bolsonaro por algo que ele fez por nós. Foi um constrangimento enorme que eu nunca passei na vida. Ele deu a entender, foi sorrateiro", afirmou o empresário Juan Gimenez.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1246391425652142080