Bolsonaro convoca protestos antivacina contra Doria: "Teu estado é o cacete!"

Bolsonaro pregou "reação" contra o anúncio de Doria de que será exigido passaporte da vacina para entrar em SP, independente da decisão do governo federal sobre o assunto

Bolsonaro incita população a protestar contra Doria, que adotou passaporte da vacina em SP (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro ficou irritado com a decisão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em adotar o passaporte da vacina no estado, e incitou a população a protestar contra o tucano. Durante discurso no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (9), o chefe do Executivo disse que é preciso "reagir" contra a exigência de comprovante de vacina contra a Covid-19 que deve entrar em voga em SP.

Bolsonaro elogiava a Assembleia Legislativa de Rondônia, que aprovou lei que proíbe a exigência do comprovante vacinal, quando disparou, em referência a Doria: "Governador da região Sudeste quer fazer o contrário [passaporte vacinal] e ameaça: ‘ninguém vai entrar no meu Estado’. Teu Estado é o cacete. Nós todos temos que reagir. Reagir como? Protestando contra isso".

Assista ao trecho a partir de 1h2m55s do vídeo abaixo

https://twitter.com/planalto/status/1468947062934978560

Passaporte da vacina em SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), avisou nesta quarta-feira (8) que passará a exigir comprovante de vacina contra a Covid – o passaporte da vacina – para viajantes que desejam entrar no estado. A medida será adotada em meio à recusa do governo Bolsonaro em seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer o mesmo a nível nacional.

As recomendações da Anvisa para que se exija comprovante de vacina para entrar no país vêm em meio ao surgimento da nova variante do coronavírus, a cepa Ômicron, e no período em que o fluxo de viagens, por conta das festas de fim de ano é férias, é maior. A preocupação da Anvisa é que o Brasil se torne um “paraíso de negacionistas” e, assim, surja uma nova onda da pandemia, como tem sido observado na Europa.

Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após cobrança do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto, no entanto, já informaram que o governo não exigirá passaporte da vacina a viajantes, mas apenas quarentena de 5 dias ou teste PCR de Covid negativo.

Doria, então, disse em coletiva de imprensa que, “caso não seja implantado pelo Governo Federal a obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada de viajantes no Brasil até 15 de dezembro, São Paulo adotará para todo Estado”. A exigência deste comprovante se dará em todos os meios de entrada em SP, como portos aeroportos e rodovias.

Doria enfatizou que é no estado de SP que fica o maior porto da América Latina (Porto de Santos) e o maior aeroporto da América do Sul (Guarulhos), sendo este último a principal porta de entrada de estrangeiros no país.

“O Brasil não pode se tornar paraíso turístico de negacionistas. O negacionismo deste país só existe na cabeça desse ministro [da Saúde, Marcelo Queiroga] e do presidente. Se até 15 de dezembro o governo federal não adotar o passaporte, São Paulo vai adotar”, prosseguiu o governador.