Bolsonaro e Queiroga debocham de Tribunal de Haia em conversa com Tedros Adhanom

O presidente ainda constrangeu o secretário-geral da OMS ao criticar a vacinação em adolescentes

Jair Bolsonaro e Tedros Adhanom | Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, protagonizaram mais uma cena insólita durante a cúpula do G-20, neste domingo (31). Durante conversa com o secretário-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, a dupla debochou das acusações de genocídio que pesam sobre Bolsonaro e ironizou a acusação apresentada ao Tribunal Penal Internacional (TPI), de Haia.

“Sou o único chefe de Estado do mundo investigado e acusado de genocida. É a política, né...", disse Bolsonaro ao diretor da OMS. O mandatário foi acusado de 9 crimes, incluindo três crimes contra a humanidade, no relatório final da CPI do Genocídio. Veja vídeo divulgado pelo jornalista Murilo Fagundes, do Poder360, no fim da matéria.

Na sequencia, o ministro Marcelo Queiroga debochou do Tribunal de Haia. "Eu também. Vou com ele para Haia. Passear lá em Haia", disse. A CPI entregou o relatório final ao TPI em razão da ausência de legislação no Brasil para o julgamento de crimes contra a humanidade.

Durante a conversa, Bolsonaro ainda criticou a vacinação em adolescentes, dizendo que estaria seguindo orientação da OMS. Tedros se manteve em silêncio.

Em publicação feita no Twitter, o secretário da OMS disse que discutiu com Bolsonaro "o potencial do Brasil para a produção local de vacinas e medicamentos, o que também poderia atender às necessidades da América Latina e do mundo".

CPI acusou Bolsonaro de 9 crimes

Na terça-feira, o relatório final da CPI, aprovado por 7 votos a 4, solicitou o indiciamento de 78 pessoas e duas empresas (Precisa Medicamentos e VTC Log). O texto foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Supremo Tribunal Federal (STF) e será enviado ao Tribunal Penal Internacional, de Haia.

Os crimes imputados a Bolsonaro no relatório final da CPI são: crime de epidemia com resultado de morte (até 30 anos de prisão); infração de medidas sanitárias preventivas (até 1 ano de prisão); charlatanismo (até 1 ano de prisão); incitação ao crime (até 6 meses de prisão); falsificação de documento (até 5 anos de prisão); emprego irregular de verba pública (até 3 meses de prisão); prevaricação (até 1 ano de prisão); e crimes contra a humanidade (até 40 anos de prisão).

Há três modalidades de crimes contra a humanidade listadas: extermínio, perseguição e outros atos desumanos. Essa extensa lista de crimes pode levar Bolsonaro a 78 anos e 9 meses de prisão, segundo o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), vice-presidente da CPI.

https://twitter.com/muriloffagundes/status/1454909862723440642
https://twitter.com/DrTedros/status/1454802868414857216

https://twitter.com/matheusagostin/status/1454903574379569152?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1454903574379569152%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.diariodocentrodomundo.com.br%2Fessencial%2Fbolsonaro-critica-vacinacao-oms%2F