Fórumcast #20
23 de dezembro de 2018, 09h28

Bolsonaro reclama exclusão de “páginas de direita” pelo Facebook

Em nota, o Facebook informou que os perfis excluídos violavam políticas de autenticidade, que veta a disseminação de spams e notícias falas, bem como a utilização de identidades falsas

Foto: Reprodução Rede Globo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse através de sua conta no Twitter, na noite deste sábado (22), que “é muito grave” a exclusão de “páginas de direita” pelo Facebook.

De acordo com Bolsonaro, “a liberdade de expressão tem que ser respeitada, inclusive quando você é atacado, e legalmente responde”.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Segundo ele, seriam dez páginas excluídas, “incluindo as de Paulo Eduardo Martins, Eder Borges e República de Curitiba”.

É muito grave mais uma “rodada de exclusões de mais de 10 páginas de direita incluindo as de Paulo Eduardo Martins, Eder Borges e República de Curitiba pelo Facebook. A liberdade de expressão tem que ser respeitada, inclusive quando você é atacado, e legalmente responde!

Veja também:  Declarações de Bolsonaro emperram acordo com a União Europeia, diz embaixador europeu

O ex-deputado federal Paulo Martins (PSC) comunicou, através do perfil @PauloEduardoOficial, a remoção e criticou o Facebook: “Meu perfil foi banido definitivamente pelo Facebook, sem qualquer justificativa. Vamos ver quanto tempo levam para banir a página. O Facebook precisa ser passado a limpo, definitivamente”.

Eder Borges é blogueiro e conhecido por sua posição contra o PT e a favor de figuras políticas de direita.

O Facebook não se posicionou sobre as críticas feitas por Bolsonaro, mas informou que as páginas excluídas fazem parte de uma ação da rede social realizada na última sexta-feira (21). Em nota, a empresa informou que os perfis excluídos violavam políticas de autenticidade, que veta a disseminação de spams e notícias falas, bem como a utilização de identidades falsas.

“Estamos comprometidos em proteger a nossa plataforma de abusos e garantir a segurança das pessoas, e por isso estamos sempre eliminando páginas e perfis que violam nossos padrões da comunidade. Como parte do nosso trabalho permanente, removemos páginas e perfis que estavam violando nossas políticas de autenticidade.”

Com informações da Folha

Agora que você chegou ao final desse texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais

Veja também:  Freixo questiona silêncio de Moro e quem responde é Carlos Bolsonaro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum