Bolsonaro repete Guedes e diz que tem vontade de privatizar a Petrobras

Ele disse também que não deve interferir na política de preços da empresa de capital aberto

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (14), em entrevista á rádio evangélica Novas de Paz, de Recife (PE) que tem vontade de privatizar a Petrobras.

“É muito fácil: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer. O que acontece? Não posso controlar, melhor direcionar o preço, mas, quando aumenta, a culpa é minha apesar de ter zerado imposto federal”, afirmou.

Bolsonaro disse também que não deve interferir na política de preços da empresa de capital aberto.

“Eu posso interferir? Posso, mas não devo. Se interferir, vou responder por crime de responsabilidade. Posso abaixar o preço na bomba para R$ 3? Posso, mas é crime de responsabilidade. O preço do combustível está alto agora, sempre esteve alto, eu me lembro do meu tempo de garoto”, disse.

Bolsonaro criticou ainda a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o setor:

“Nós ainda dependemos de diesel e gasolina importados, porque aquelas 3 refinarias que aquele governo, do Lula, começou a fazer e não terminou.”

Repetindo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em evento realizado em setembro que o “plano” para os próximos 10 anos é o de aprofundar privatizações. Nesse caminho, entrariam a Petrobras e o Banco do Brasil. Apesar de Guedes manifestar o interesse em privatizar as estatais reiteradas vezes, Bolsonaro tem adiado essa possibilidade para um eventual segundo mandato.

“Qual é o plano para os próximos 10 anos? Continuar com as privatizações. Petrobras, BB, todo mundo entrando na fila; e isso sendo transformado em dividendos sociais”, disse Guedes durante evento da ICC Brasil, que reúne os integrantes brasileiros da Câmara de Comércio Internacional.

Temas