Bolsonaro reproduz fake news sobre hospital para defender fim do isolamento social

Dados oficiais são pelo cerca de 5 vezes maiores do que o propagado pelo presidente

Escrito en POLÍTICA el

Em conversa com apoiadores na tarde de quinta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro reproduziu uma notícia falsa sobre o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (Hospital de Acari), localizado na zona norte do Rio de Janeiro, para sustentar sua tese de que o isolamento social não é necessário.

"Eu desconheço qualquer hospital que esteja lotado, muito pelo contrário. Tem um hospital no Rio de Janeiro, um tal de Gazolla, que se não me engano tem 200 leitos, mas só tem 12 ocupados até agora", afirmou.

Segundo a colunista Constança Rezende, os dados reproduzidos pelo presidente sobre o número de leitos ocupados no hospital por pacientes do novo coronavírus estão incorretos.

Dos 128 leitos disponíveis no Ronaldo Gazolla - e não 200 -, 56 são ocupados por pessoas com Covid-19, segundo dados passados pela secretaria municipal de Saúde do Rio na tarde de quinta-feira. Desses 56, 21 estavam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A informação repassada pelo presidente pode ter vindo de uma fake news que passou a circular nas redes sociais a partir de um áudio de um suposto "chefe de rotina" do Hospital de Acari. Segundo a Secretaria de Saúde, a função de "chefe de rotina" não existe.