Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de fevereiro de 2019, 14h13

Bolsonaro suspende exoneração de Bebianno e crise segue no Planalto; estratégia é de “fritura” do ministro

Entorno de Bolsonaro, sobretudo o grupo ligado a seus filhos, defende que se inicie um processo de esvaziamento de Bebianno, excluindo-o de reuniões, agendas, viagens e eventos

Gustavo Bebbiano e Bolsonaro - Foto: Arquivo

Reportagem de Talita Fernandes, no site da Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (15), informa que o secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, foi comunicado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM/RS), que ele continua no governo.

Leia também: “Eu posso cair. Caso isso aconteça, Bolsonaro cai junto”, ameaça Bebianno

A decisão de suspender a exoneração foi suspensa por Jair Bolsonaro (PSL), que pretende isolar Bebianno no governo, prolongando a crise, o desgaste e as críticas dos filhos ao ex-presidente do PSL, suspeito de liderar um esquema de desvio de recursos públicos com candidaturas laranjas nas eleições 2018.

Segundo a reportagem, aconselhado por aliados, Bolsonaro anteriormente fez chegar a Bebianno seu desejo de que deixasse o posto até segunda-feira (18), mas o ministro tem se articulado com advogados e integrantes do Legislativo e do Judiciário para conseguir uma sobrevida no governo federal.

A estratégia de Bolsonaro, como definiu um assessor presidencial, é que ele seja mantido em uma espécie de “fritura em fogo baixo” até que se sinta desprestigiado o suficiente para deixar a função.

Diante do desgaste, o entorno do presidente, sobretudo o grupo ligado a seus filhos, defende que se inicie um processo de esvaziamento do ministro, excluindo-o de reuniões, agendas, viagens e eventos.

Bebianno se reuniu nesta sexta com Onyx e o general Carlos Alberto Dos Santos Cruz (Secretaria de Governo).

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum