Bolsonaro tem encontro marcado com empresário favorito do centrão para o MEC

Renato Feder já foi capa na IstoÉ como "o empresário que vende tudo" e é apelidado por professores do Paraná, onde é secretário, como "CoronaFeder"

Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O empresário Renato Feder, ex-CEO da Multilaser e atual secretário de Educação do Paraná, vai se reunir com o presidente Jair Bolsonaro na próxima terça-feira (23) para, possivelmente, definir os rumos do Ministério da Educação.

Segundo os jornalistas Thiago Nolasco e Mariana Londres, do portal R7, Feder desembarca em Brasília na terça para o encontro com Bolsonaro. O empresário é um dos cotados para assumir o MEC após a saída de Abraham Weintraub.

A chegada de Feder estaria sendo negociada pelo centrão. O empresário atua como secretário no governo de Ratinho Jr., do PSD. Recentemente, o partido ganhou o comando do recriado Ministério das Comunicações com Fábio Faria (PSD-RN).

À frente da secretaria do Paraná, Feder teria fechado turmas e deixado aulas mais cheias, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Em abril desse ano, a APP publicou um artigo chamado "CoronaFeder: veja como esse vírus se tornou letal para a educação do Paraná". Na publicação, o sindicato aponta que o empresário "tem infectado o sistema público de educação do Paraná e parece querer levá-lo ao colapso para que outra forma de educação privada possa gerenciá-lo".

Em março de 2018, quando ainda comandava a Multilaser, Feder foi capa da Revista IstoÉ. Ele foi chamado de "o empresário que vende de tudo".