"Bolsonaro tenta enganar trouxa na Cúpula do Clima", diz Paulo Sérgio Pinheiro, da Comissão Arns

A comissão enviou uma carta às autoridades presentes na reunião para alertas sobre os desmandos do governo brasileiro no meio ambiente

Jair Bolsonaro e Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente (Reprodução/YouTube)Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Paulo Sergio Pinheiro, ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e integrante da Comissão Arns, criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro durante o Jornal da Fórum desta terça-feira (20) ao comentar sobre a carta enviada pela comissão à Cúpula do Clima alertando sobre descalabro ambiental do governo.

"É claro que eles não vão dar um dólar para esse governo fajuto. Parece uma coisa antipatriótica nós dizermos isso? Não. Nós queremos informar aos participantes desse encontro convocado pelo presidente Joe Biden sobre o engano, sobre o embuste que o governo Bolsonaro tenta promover", declarou Pinheiro em entrevista à jornalista Cynara Menezes.

"Bolsonaro tenta enganar trouxa, mas não tem nenhum trouxa na Cúpula do Clima. Viramos chacota com esse embuste", completou.

Na carta, a Comissão Arns aponta que há uma "distância entre o que as autoridades brasileiras divulgam hoje e a realidade do país com o aumento do desmatamento da Amazônia, os riscos para os povos indígenas, os efeitos da mineração em áreas de proteção ambiental, entre outros problemas".

“No plano da ação, o governo vem enfraquecendo sistematicamente os órgãos de gestão ambiental. Revisou regulamentos, flexibilizou normas, revogou dispositivos legais, alterou a composição de órgãos públicos encarregados de monitoramento e aplicação de multas, substituiu chefias competentes por pessoas sem qualificação apropriada – quando não, por sócios da devastação –, perseguiu funcionários, reduziu o orçamento destinado ao meio ambiente [...] Entre os projetos de lei em tramitação no Congresso que o governo considera prioritários, quatro enfraquecem, de diferentes maneiras, a proteção ao meio ambiente, com graves consequências para a Amazônia e para o modo de vida das populações indígenas”, diz trecho da carta.

"Nossa carta ajuda a destacar o que eles já estão carecas de saber", disse Pinheiro no Jornal da Fórum.

ASSISTA:

https://www.youtube.com/watch?v=FFBv6Q0y--A