Bolsonaro vai repetir fake news sobre OMS durante pronunciamento em rede nacional, diz colunista

O diretor-geral da organização já foi às redes desmentir a interpretação equivocada do presidente brasileiro

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro já está gravando o pronunciamento oficial que vai ao ar na noite desta terça-feira (31) em que ele comentará sobre a situação do novo coronavírus no Brasil.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, o ex-capitão vai repetir a distorção que fez da declaração do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para defender o fim do confinamento.

“Vamos seguir orientação da OMS. A OMS falou o quê? O que o diretor-presidente falou? Que esse povo humilde fica o dia todo na rua pra levar um prato de comida à noite em casa. E ele falou isso, que ele era africano, sabe o que é passar dificuldade. A fome mata mais que o vírus, tá certo?”, afirmou.

A interpretação equivocada de Bolsonaro fez a OMS ir às redes sociais rebater o presidente.

“Pessoas sem fonte de renda regular ou sem qualquer reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e permitam que elas cumpram as medidas de saúde pública para a Covid-19 recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e pela OMS”, disse o diretor-geral da OMS.

O pronunciamento do presidente deve durar cerca de 8 minutos e vai buscar dizer que Bolsonaro sempre esteve certo, apesar de estar reiteradamente contrariando orientações nacionais e internacionais.