Bolsonaro viaja ao Nordeste e tenta lucrar com transposição do São Francisco feita por Lula

A transposição do São Francisco começou a ser executado em 2007, com Lula. O projeto soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do País

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) viaja, nesta sexta-feira (26), para Juazeiro do Norte (CE), onde vai inaugurar o reservatório Jati, obra que começou a ser executada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP).

Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (última estrutura de Pernambuco, em Verdejante) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (primeiro em território cearense) e seguirá para a Paraíba e Rio Grande do Norte.

A transposição do rio São Francisco começou a ser executado em 2007, durante o governo de Lula. O projeto soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do País. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

O eixo leste está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em Pernambuco e na Paraíba. Os investimentos federais em todo o Projeto já alcançaram R$ 10,8 bilhões.

Com informações do Valor

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.