Bolsonaro admite que quer legalizar matança para reprimir protestos: “Pode morrer inocente”

Com medo de que os atos que acontecem no Chile se repitam no Brasil, Bolsonaro afirmou que quer reprimir manifestações no Brasil com o projeto de lei que retira punições de militares e policiais durante operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

Pela primeira vez, Jair Bolsonaro admitiu na noite desta segunda-feira (26) que quer usar o projeto de lei que institui o excludente de ilicitude em operações para Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para reprimir possíveis protestos, como os que estão acontecendo no Chile contra as políticas neoliberais de Sebastián Piñera.

Bolsonaro se referiu aos atos como “vandalismo” e “terrorismo” para justificar o uso da força por militares, que sob proteção do projeto de lei não responderiam por crimes cometidos durante a repressão.

“Protesto é uma coisa, vandalismo, terrorismo é outra completamente diferente. Vai tocar fogo em ônibus, pode morrer inocente, vai incendiar bancos, vai invadir ministério, isso aí não é protesto. E se tiver GLO já sabe que se o Congresso nos der o que a gente está pedindo, esse protesto vai ser simplesmente impedido de ser feito”, afirmou, ao responder se tem medo que os atos que ocorrem no Chile aconteçam também no Brasil.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR