O que o brasileiro pensa?
01 de junho de 2020, 12h15

Bolsonaro atropela Weintraub e põe chefe de gabinete de Ciro Nogueira, do PP, no comando do FNDE

Em 7 de maio, Weintraub ameaçou deixar o ministério da Educação, caso Bolsonaro confirmasse as negociatas com o senador e colocasse um indicado do PP para comandar o orçamento bilionário do FNDE. "Ou ele ou eu"

Abraham Weintraub e Bolsonaro (Foto: Divulgação/MEC)

Jair Bolsonaro ignorou completamente a tentativa de chantagem do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e leiloou o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em sua ofensiva para comprar uma base aliada no Congresso Nacional.

O Diário Oficial da União (DOU) traz nesta segunda-feira (1º) a nomeação de Marcelo Lopes Pontes, chefe de gabinete e homem de confiança do senador Ciro Nogueira (PP-PI), para a presidência do FNDE, que tem orçamento previsto de R$ 55 bilhões para este ano.

A nomeação é assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

“Ele ou eu”
Em 7 de maio, Weintraub ameaçou deixar o ministério da Educação, caso Bolsonaro confirmasse as negociatas com o senador e colocasse um indicado do PP para comandar o orçamento bilionário do FNDE. “Ou ele ou eu”, teria dito o ministro.

No entanto, no último dia 19, Weintraub já teve uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – em que também participou o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e principal articulador da negociata com Bolsonaro.

No último dia 18, o governo já havia nomeado Garigham Amarante Pinto, indicado pelo PL para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum