Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de agosto de 2019, 09h47

Bolsonaro bloqueia R$ 669 milhões para pagamento de reforma do Museu Nacional

Universidade confirma a dívida, mas ressalta que a questão não foi resolvida ainda porque o MEC não repassou os recursos previstos

Foto: Reprodução/Facebook

O governo de Jair Bolsonaro continua sua prática de promover um desmanche em setores estratégicos, como educação e cultura. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pela administração do Museu Nacional, está devendo R$ 669 milhões para a empresa que desenvolve obras emergenciais no local.

A universidade confirma a dívida, mas ressalta que a questão não foi resolvida ainda porque o Ministério da Educação (MEC) não repassou os recursos previstos

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

O Museu Nacional foi destruído, após incêndio em 2018. O valor da dívida corresponde à última parcela da reforma.

Ameaça

Por conta da suspensão de repasse de verbas para institutos federais, promovida pelo MEC, desde maio de 2019, a UFRJ ameaça ter que paralisar suas atividades ainda neste segundo semestre do período letivo.

Além disso, a universidade, por meio do seu órgão máximo, o Conselho Universitário (Consuni), rejeitou o programa Future-se, anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum