Bolsonaro busca nome para lugar de André Brandão, que anunciou demissões no BB no mesmo dia da Ford

Ex-presidente do HSBC, Brandão substituiu há seis meses Rubem Novaes, que deixou a presidência do Banco do Brasil reclamando das dificuldades que encontrou para privatizar a instituição

Irritado com o anúncio da reestruturação no Banco do Brasil, que prevê o fechamento de 361 unidades e a demissão de 5 mil funcionários, no mesmo dia em que a Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil, Jair Bolsonaro (Sem Partido) já estaria buscando um nome para substituir André Brandão na presidência do banco estatal.

Oficialmente, o banco nega a informação. Mas, Bolsonaro já teria ameaçado Brandão, que busca se sustentar no cargo com o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ex-presidente do HSBC, Brandão substituiu há seis meses Rubem Novaes, que deixou a presidência do Banco do Brasil reclamando das dificuldades que encontrou para privatizar a instituição.

Em mensagem demissionária a Guedes, Novaes manifestou ma “profunda indignação com a cultura política prevalecente em Brasília, onde não interessa o liberalismo” como um dos principais motivos para abandonar o posto.

Em entrevista, ele disse ainda que “os liberais em Brasília são como um vírus tentando penetrar num organismo hostil com anticorpos poderosos”.

Ao deixar o cargo, Novaes defendeu a escolha de um dos vice-presidentes do próprio banco para o seu lugar, como Fábio Barbosa e Mauro Ribeiro Neto. Guedes, no entanto, alegou que queria alguém de “mercado”.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR