Bolsonaro cita TCU e diz que 50% das mortes por Covid-19 em 2020 não foram pela doença

Segundo ele, "muita gente suspeitava disso aí". "Muitos vídeos que vocês viram no Whatsapp, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo"

Em conversa com apoiadores na manhã desta segunda-feira (7), Jair Bolsonaro (Sem partido) citou um relatório “em primeira mão para vocês” do Tribunal de Contas da União (TCU) que, segundo ele, revela que cerca de metade das mortes registradas em 2020 por Covid-19 não teriam sido pela doença.

“Óh… Em primeira mão para vocês. Não é meu. É do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. E aí ali, o relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% de dos óbitos por Covid o ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro.

“Esse relatório saiu há alguns dias. E logicamente que a imprensa não vai divulgar”, emendou, arrancando risos dos apoiadores. “Nós vamos divulgar hoje aqui. Eu tenho 3 jornalistas, não vou falar o nome deles, que eu converso, só 3 que eu converso, que são pessoas sérias, já passei pra eles e devo divulgar hoje a tarde”, disse o presidente.

Segundo ele, “muita gente suspeitava disso aí”. “Muitos vídeos que vocês viram no Whatsapp, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Muito bem fundamentado, está bem claro. Só jornalista não vai entender”, alfinetou.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR