O que o brasileiro pensa?
04 de maio de 2020, 07h47

Bolsonaro coloca Forças Armadas em “saia justa”, dizem militares

Declaração de Bolsonaro no ato golpista, de que tem as “Forças Armadas” ao lado de um “povo emocionado”, causou incômodo entre militares, que dizem que o presidente deixa "ilações no ar"

Jair Bolsonaro em evento com a cúpula militar em Porto Alegre (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Oficiais-generais ouvidos por Tânia Monteiro, em reportagem na edição desta segunda-feira (4) do jornal O Estado de São Paulo, dizem que a declaração de Jair Bolsonaro, de que chegou “no limite” em ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante ato golpista neste domingo (3) coloca as Forças Armadas em “saia justa”.

Leia também: Bolsonaro estuda trocar comando do Exército para se blindar

“É uma declaração infeliz de quem não conhece as Forças Armadas”, disse um deles, complementando que “o problema é que deixa ilações no ar. Afinal, não há caminho fora da Constituição”.

Para os militares, ao afirmar que a caserna está com o governo, Bolsonaro partiu para “pressões” e “ameaças dissuasórias” que provocaram novo incômodo no setor.

Durante o ato, o presidente afirmou que tem as “Forças Armadas” ao lado de um “povo emocionado”. “Tenho certeza de uma coisa nós temos um povo emocionado, nós temos as Forças Armadas ao lado do povo pela lei, pela ordem, pela democracia, pela liberdade e o que é mais importante: temos Deus conosco”.

Segundo a reportagem, na opinião dos militares, Bolsonaro se expressa mal e coloca em risco “sua postura de defensor da Carta”, referindo-se à Constituição.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum