O que o brasileiro pensa?
09 de junho de 2020, 10h22

Bolsonaro distorce OMS e diz que “pânico” do coronavírus começa a se dissipar

Bolsonaro disse que "pânico que foi pregado lá atrás por parte da grande mídia começa talvez a se dissipar", distorcendo fala de médica da OMS sobre contaminação de assintomáticos pela Covid-19

Jair Bolsonaro e Braga Netto

Jair Bolsonaro distorceu uma declaração divulgada pela chefe da unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, para forçar a reabertura econômica do país e voltou a falar em “pânico” causado pelo coronavírus que, segundo ele, “começa a se dissipar”.

“Ontem a OMS também disse que a transmissão de pessoas assintomáticas é praticamente zero. Muitas lições serão tomadas. Isso pode sinalizar a uma abertura mais rápida e do comércio e a extinção de medidas mais rígidas autorizadas pelo STF e por prefeitos e governos estaduais. O governo federal não participou disso. Vai ter muita discussão”, disse, durante reunião do conselho de Ministros na manhã desta terça-feira (9), em Brasília.

Segundo ele, “esse pânico que foi pregado lá atrás por parte da grande mídia começa talvez a se dissipar levando em conta o que a OMS falou por parte do contágio dos assintomáticos”.

Van Kerkhove afirmou que pacientes assintomáticos têm poucas chances de transmitir a covid-19 e citou por enquanto apenas um estudo de pequeno porte feito pela China. Segundo ela, no entanto, são necessárias mais pesquisas e dados para “responder verdadeiramente” à questão.

A médica da OMS sinalizou também que as ações dos governos devem se concentrar na detecção e isolamento de pessoas infectadas com sintomas e no rastreamento de qualquer pessoa que possa ter entrado em contato com elas. Para isso, é necessário um sistema de testagem eficaz e monitoramento dos casos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum