#Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de outubro de 2019, 17h18

Bolsonaro é vaiado em Aparecida após Arcebispo dizer que direita é “violenta e injusta”

Bolsonaro não conseguiu esconder a surpresa com a quantidade de vaias que recebeu na catedral de Aparecida

Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP) neste sábado (12) em razão do dia de Nossa Senhora de Aparecida e foi recebido com mais vaias do que aplausos, surpreendendo a comitiva presidencial. A reação negativa veio no mesmo dia em que o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, declarou que “a direita é violenta e injusta” e que a corrupção tem tido caminho mais fácil.

Segundo Gerson Monteiro, do portal Terra, logo na chegada de Bolsonaro um coro de vaias tomou conta do principal templo católico do país. O presidente não conseguiu esconder a surpresa com as reações e ficou boquiaberto. Alguns aplausos também foram ouvidos, tentando amenizar o estrago. Em dois momentos em que o ex-capitão teve o nome anunciado os fiéis reagiram com vaias e aplausos.

Bolsonaro é o primeiro presidente da República a participar das celebrações de 12 de outubro e o segundo a ir a Aparecida no exercício do cargo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi uma vez à catedral.

Mais cedo, dom Orlando Brandes fez um sermão com duras críticas ao conservadorismo e à direita. Ele disse que o “dragão do tradicionalismo” ataca o Papa Francisco e o Sínodo da Amazônia e que a corrupção tem tido caminho mais fácil, gerando desemprego e crescimento das desigualdades.

“Temos o dragão do tradicionalismo. A direita é violenta, é injusta, estão fuzilando o Papa, o Sínodo, o Concílio Vaticano Segundo. Parece que não queremos vida, o Concílio Vaticano segundo, o evangelho, porque ninguém de nós duvida que está é a grande razão do sínodo, do concílio, deste santuário, a não ser a vida como já falei”, professou Brandes.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum