Fórum Educação
05 de março de 2020, 15h09

Bolsonaro esvazia Bolsa Família no Nordeste e privilegia Sul, onde teve mais votos

O governo praticamente ignorou a fila de espera do Nordeste para o programa, incluindo apenas 0,23% novas famílias da região

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Região onde o presidente Jair Bolsonaro segue com dificuldades de angariar apoiadores, o Nordeste parece seguir sendo preterido pelo governo em termos de políticas públicas. O novo contingente de nordestinos incluído no Bolsa Família em 2020 tem menos de 1% da “fila de espera”.

Segundo dados obtidos pela jornalista Renata Mariz, do jornal O Globo, os novos beneficiários envolvem 9,49% das famílias da região Sul registradas no Cadastro Único do Governo Federal (porta de entrada pro programa) e apenas 0,23% das famílias do Nordeste.

A baixa adesão de famílias no Nordeste chamou a atenção de prefeitos da região e fez o senador Renan Calheiros (MDB-AL) solicitar um levantamento que expôs a disparidade com o Sul do país. A região é uma forte base de apoio do ex-capitão e origem do ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra – responsável até fevereiro pelo programa.

“É o avesso do Robin Hood, tirando dos mais pobres para mandar para os mais ricos. O único vetor que pode explicar isso é uma razão extremamente política. O Congresso precisar cobrar do governo, do ministro que lá estava, explicações. O Bolsa Família é uma programas mais engenhosos e reconhecidos que temos, não pode ser usado dessa forma”, criticou Calheiros.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum