Bolsonaro diz que Petrobras anunciará redução no preço do combustível nesta semana

Presidente voltou a culpar os governadores pelos maiores valores dos últimos anos: "Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”

O governo de Jair Bolsonaro (PL) quebrou um recorde amargo ao registrar o maior valor da gasolina nas bombas do século. Neste domingo (5), sem dar detalhes, o presidente afirmou que a Petrobras anunciará a redução no preço dos combustíveis nos próximos dias.

Em entrevista ao Poder 360, ele disse, ainda, que a queda deve seguir por algumas semanas. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível.”

O alto preço da gasolina e do diesel tem prejudicado todos os setores da população e virou alvo recorrente de reclamações de prefeitos em todo o país.

Apesar de Bolsonaro culpar o ICMS e os governadores pelos valores, os mandatários municipais pedem ajuda federal para evitar o aumento das passagens do transporte público, o que complicaria ainda mais a situação, principalmente em ano eleitoral.

“O que eu tenho ouvido eles reclamarem é que, com o aumento do combustível, aumenta o preço da passagem. Mas seria bom eles procurarem os governadores”, disse Bolsonaro em entrevista ao Poder 360.

“Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, continuou.

Sem agenda oficial, Bolsonaro compareceu na manhã deste domingo à final do campeonato de futebol do Minas Brasília Tênis Clube, em Brasília. A partida foi entre dois times internos do clube.

Notícias relacionadas

Avatar de Carolina Fortes

Carolina Fortes

Repórter colaborativa no site Emerge Mag e antiga editora-assistente no site da Jovem Pan. Ex-repórter no site Elástica. Formada em jornalismo e faz a segunda graduação em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Acredita no jornalismo como forma de impacto social e defende maior inclusão e representatividade.