Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de novembro de 2019, 11h15

Bolsonaro quer criar novo partido coletando assinaturas em grupos de WhatsApp

Defensor do voto impresso para evitar fraudes nas eleições, Bolsonaro pretende fazer a coleta de assinaturas por aplicativo de celular, onde os filiados fariam a adesão por leitor de digitais

Bolsonaro com Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni (Foto: Carolina Antunes/PR)

Jair Bolsonaro quer usar os grupos de WhatsApp que foram criados durante a campanha eleitoral para propagar fake news para mobilizar apoiadores e captar 500 mil assinaturas necessárias para registro da legenda entre 3 e 4 meses, a tempo de lançar candidatos nas eleições municipais do ano que vem.

Defensor do voto impresso para evitar fraudes nas eleições, Bolsonaro pretende, no entanto, fazer a coleta de assinaturas por aplicativo de celular, onde os filiados fariam a adesão por leitor de digitais, segundo reportagem da BBC Brasil.

O nome do partido deve ser Aliança pelo Brasil. “É um nome que tem tudo a ver com muitas pautas do presidente. As alianças do matrimônio, a aliança que Jesus fez com a Igreja, a Tríplice Aliança (1864-1870) dos militares, a aliança a ser construída com os eleitores e com os parlamentares, a aliança entre os poderes. Fazer uma composição em prol do país”, disse à BBC uma pessoa que participa do projeto.

TSE
Para ter possibilidade de concorrer já nas próximas eleições, o registro do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser feito já em janeiro de 2020.

No entanto, a adesão por meios digitais ainda esbarra na Justiça Eleitoral, que ainda não tem uma resolução precisa sobre o tema.

A última alteração nessa resolução ocorreu em junho de 2018, e foi relatada pelo então ministro Admar Gonzaga – que hoje é um dos advogados eleitorais de Bolsonaro – em prol da permissão das assinaturas digitais.

Em dezembro de 2018, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) formulou uma consulta ao TSE sobre a possibilidade de usar um outro mecanismo – a chamada assinatura digital – para coletar apoios a um novo partido. A consulta ainda não foi decidida pela corte.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum