Fórum Educação
05 de agosto de 2019, 09h58

Bolsonaro reafirma que não há fome no Brasil citando versículo da Bíblia

Bolsonaro se justifica dizendo que "R$ 200 bilhões que vão para o bolso dos mais pobres"

Bolsonaro almoça em churrascaria (Reprodução)

Jair Bolsonaro foi às redes sociais na manhã desta segunda-feira (5) para reafimar a polêmica declaração em que disse que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”.

Prefaciando com o versículo João 8:32 da Bíblia – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” -, Bolsonaro cita dados do Bolsa Família, BPC e Aposentadoria Rural que, segundo ele, somados geram “R$ 200 bilhões que vão para o bolso dos mais pobres”.

“Logo, se você entender a fome como sistêmica e endêmica, o Brasil não a tem. Osmar Terra, Min da Cidadania”, tuitou Bolsonaro, referindo-se à declaração do ministro Osmar Terra.

Polêmica
Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto no dia 19 de julho, Bolsonaro disse que não existe fome no Brasil porque o país é “rico para qualquer plantio”. O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014 devido a uma série de políticas públicas, mas esse índice ainda não foi zerado.

“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, declarou.

Três dias depois, Osmar Terra saiu em defesa de Bolsonaro, dizendo que “problema grave no Brasil é a obesidade e não a fome”.

Sobre a frase de Bolsonaro, o ministro considera que ele fez uma avaliação correta a respeito do tema. Terra disse ainda que grupos tentam “botar no colo do governo o aumento da fome” no país.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum