O que o brasileiro pensa?
29 de junho de 2019, 16h05

Bolsonaro reclama com Merkel e Macron por “psicose ambientalista” contra o Brasil

Os líderes europeus manifestaram recentemente sua preocupação com as políticas ambientais do governo brasileiro, e o presidente francês chegou a colocar em risco o recente acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia caso Bolsonaro abandone o Acordo Climático de Paris, como vem ameaçando.

Bolsonaro e Angela Merkel (Montagem)

Os questionamentos europeus à política ambientalista do governo brasileiro tem sido um dos problemas de Jair Bolsonaro durante a reunião do G20, durante este fim de semana, em Osaka (Japão). Na conversa que teve com chanceler alemã, Angela Merkel, ele reclamou pelo que considera uma “psicose ambientalista” que a Europa estaria usando contra o Brasil.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Dias antes de viajar ao Japão, a líder alemã falou sobre sua “grande preocupação” com respeito às medidas e às ideias do governo de Bolsonaro sobre o meio ambiente, e ressaltou que abordaria esse tema durante o evento que reuniria os mandatários.

Porém, não foi somente Merkel que mostrou suas ressalvas com respeito ao presidente brasileiro. O francês Emmanuel Macron também tem declarado que a ameaça de Bolsonaro de abandonar o Acordo Climático de País pode gerar consequências ruins para a relação entre os dois países e inclusive poderia levar a uma reviravolta no acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia – recentemente anunciado como o grande troféu diplomático do atual governo, embora ainda se desconheça se os termos do acordo são favoráveis ou não ao Brasil.

A resposta de Bolsonaro a esse respeito foi de que também conversou com Macron, no mesmo tom que usou com Merkel: “eu o convidei para conhecer a região amazônica (…) para ele ver que não existe o desmatamento tão propalado”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum