O que o brasileiro pensa?
12 de junho de 2020, 07h48

Bolsonaro sinaliza alinhamento com EUA e diz que genro de Silvio Santos vai tocar leilão do 5G

Bolsonaro ressaltou que a negociação deve "atender os requisitos da soberania nacional, da segurança das informações, da segurança de dados, e também a nossa política externa”

Bolsonaro assiste pronunciamento de Trump pela TV (Foto: Reprodução)

Jair Bolsonaro sinalizou que deve se alinhar com os Estados Unidos na contratação de serviços da rede 5G no Brasil, preterindo a chinesa Huawei, considerada inimiga e “espiã” por Donald Trump, mas que tem atuado fortemente na implementação da próxima geração de rede de alta velocidade na América Latina.

“Temos pela frente a questão do 5G, que nós já sabemos, houve uma orientação minha de como proceder nessa questão. E nós, pode ter certeza, faremos o melhor negócio, levando em conta vários aspectos. Não apenas o econômico — às vezes o mais barato não quer dizer que seja o melhor e nem sempre o mais caro pode ser o melhor, também”, afirmou o presidente em live nas redes sociais.

Bolsonaro ressaltou que a negociação deve “atender os requisitos da soberania nacional, da segurança das informações, da segurança de dados, e também a nossa política externa”. Apesar da China ser o principal parceiro comercial do Brasil, o presidente mostra total alinhamento com a política de Trump, de quem já diz ser “fã”.

A administração norte-americana já enviou recados alertando para possíveis impedimentos no fortalecimento da cooperação nas áreas de defesa e inteligência com o Brasil caso a empresa chinesa entre no mercado de 5G do país.

Genro de Silvio Santos, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) será o responsável por tocar o leilão da rede 5G no Brasil, segundo Bolsonaro.

Integrante de partido que recentemente passou a integrar a base de apoio de Bolsonaro no Congresso Nacional, Faria também vai incorporar as funções da agora extinta Secretaria Especial de Comunicação Social na pasta. “Vamos tentar melhorar as comunicações do governo.”

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum