quarta-feira, 23 set 2020
Publicidade

Bolsonaro sobre encontro com príncipe que teria mandado matar jornalista: “Todo mundo gostaria de passar a tarde com um príncipe. Principalmente vocês, mulheres, né?”

Em viagem ao Oriente Médio, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu entrevista a jornalistas na saída do hotel onde está hospedado em Riad, capital da Arábia Saudita. Questionado por uma repórter sobre a pauta que seria discutida com Mohammed bin Salman, acusado pela CIA de ter mandado matar um jornalista, Bolsonaro proferiu um comentário machista à repórter.

“Todo mundo gostaria de passar a tarde com um príncipe. Principalmente vocês, mulheres, né?”, disse o presidente. “Tem uma certa afinidade entre nós dois, desde o último encontro em Osaka (na reunião do G20). Acredito que vai ser uma tarde bastante proveitosa”, completou.

Salman coleciona polêmicas e crises diplomáticas, principalmente por ser acusado pela agência de inteligência norte-americana (CIA) e pela ONU como mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, do Washington Post, dentro do consulado saudita na Turquia no ano passado.

O encontro com Salman também coloca em xeque o discurso de Bolsonaro de que não se alinharia com ditaduras. O reino saudita é caracterizado como uma ditadura fundamentalista adepta do wahhabismo, vertente ultraconservadora do Islã.

“Vocês estão mais bonitas assim”

O assédio do presidente a jornalistas não se bastou ao comentário desta terça-feira (29). Assim que chegou em Riad, na segunda (28), Bolsonaro decidiu comentar o visual das profissionais, que estão vestindo véus e abaias, uma espécie de túnica que esconde as formas do corpo para obedecer a regras de “decência” e “respeito” da sharia, a lei islâmica.

“Que maravilha. Vocês estão mais bonitas assim, sabiam?”, disse o presidente ao se aproximar dos jornalistas para uma breve entrevista antes de entrar no hotel.

O presidente prosseguiu, enquanto uma jornalista perguntava sobre as expectativas de negócios para o Brasil na Arábia Saudita.”Quando a beleza é muito grande, ofusca os olhos da gente. Assim vocês ficam mais bonitas”, disse.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.