#Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de outubro de 2019, 13h48

Bolsonaro volta a atacar Raoni: “Interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério”

"[Raoni] é outro que vive tomando champanhe e em outros países por aí", disse o presidente durante discurso a garimpeiros da Serra Pelada (PA)

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Durante discurso a garimpeiros da Serra Pelada (PA) em frente ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta terça-feira (1º) que “o interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério”. Bolsonaro também voltou a criticar o líder indígena Raoni Metuktire, dizendo que ele não fala pelos índios.

Nessa mesma fala, o presidente afirmou que irá divulgar um vídeo sobre a exploração do grafeno que, segundo ele, ajudaria a “abrir a cabeça da população”.

“Esse vídeo é muito bom para abrir a cabeça da população de que o interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério. E o Raoni fala pela aldeia dele, fala como cidadão, não fala pelos índios, não. É outro que vive tomando champanhe e em outros países por aí”, disse.

Os garimpeiros da Serra Pelada pedira uma “administração militar” da área. Bolsonaro afirmou que enviará as Forças Armadas se houver amparo na lei, dizendo também que a situação será tratada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e afirmou que quer dar uma resposta ainda nesta terça.

“Se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá. Se tiver amparo legal, não vou prometer para vocês o que não posso fazer. Se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá, a gente resolve esse problema aí”, comentou.

Com informações do O Globo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum