Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de agosto de 2019, 11h08

“Capitão Motosserra”, Bolsonaro diz que “para fazer jornal é preciso derrubar árvore”

Irônico, Bolsonaro disse que a Medida Provisória que desobriga a publicação de balancetes de empresas em jornais é uma medida em defesa do meio ambiente

Ricardo Salles e Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)

Em publicação no Twitter na manhã desta sexta-feira (9), Jair Bolsonaro compartilhou uma edição da live que fez ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, onde diz que a Medida Provisória que desobriga grandes empresas de publicar balanços em grandes jornais visa proteger o meio ambiente, além de fazer com que os jornais percam em torno de R$ 1 bilhão por ano.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Bolsonaro ironizou o apelido de “capitão Motosserra”, que teria ganhado do jornal O Globo e disse que sua medida vai fazer com que os jornais publiquem menos páginas, reduzindo a derrubada de árvores.

“Ninguém tem dúvida que para fazer jornal é preciso derrubar árvore. Então, pensando no meio ambiente, perfeitamente afinado com o apelo do jornal O Globo – meus parabéns, jornal O Globo, muito obrigado. A gente pega por exemplo o jornal Valor Econômico. Só na edição de terça-feira usou 11 páginas pra fazer o balancete aqui do jornal”, disse, relacionando à MP que desobriga a publicação dos balancetes nos jornais.

Bolsonaro não falou, no entanto, que as árvores derrubadas para fazer papel são de áreas reflorestadas pela própria fabricante.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum