Cidadania protocola mandado no STF contra nomeação de Eduardo Bolsonaro à embaixada

Segundo o documento, a indicação do filho do presidente para o cargo se trata "de evidente nepotismo”

O partido Cidadania protocolou, nesta sexta-feira (9), um mandado de segurança coletivo no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar. O objetivo é impedir a nomeação de Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

De acordo com o mandado, “a indicação para assunção da função de Chefe de Missão Diplomática nos Estados Unidos da América do Sr. Eduardo Nantes Bolsonaro, cargo de grande prestígio e complexidade da diplomacia brasileira, seria flagrante violação à Súmula Vinculante nº 13, pois se trataria de evidente nepotismo”.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Em julho, o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania/RJ) havia protocolado um projeto de lei, que previa que somente integrantes do quadro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores pudessem ser indicados como chefes de missão diplomática.

Aprovação

Nesta sexta (9), Jair Bolsonaro havia confirmado o recebimento de aprovação dos Estados Unidos à indicação do filho.

Na sequência dessa informação, Eduardo passou a fazer contatos com os senadores que fazem parte da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Eles devem analisar sua indicação ao cargo.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR