Colapso em Manaus: “Fizemos a nossa parte”, diz Bolsonaro, que afirma que Pazuello providenciou oxigênio; assista

Apoiadores do presidente levaram para o encontro uma idosa de 94 anos. Sem máscaras, ela tirou fotos com Bolsonaro, que tossiu durante a conversa, em que ele voltou a exaltar o tratamento precoce da Covid-19 com cloroquina

Em encontro com apoiadores na manhã desta sexta-feira (15), Jair Bolosonaro (Sem partido) afirmou que “fizemos a nossa parte” em relação ao colapso provocado pela alta de internações e falta de oxigênio em Manaus, no Amazonas. Ele disse ainda que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve na capital amazonense e “providenciou oxigênio”.

“Problema em Manaus. Terrível o problema lá. Agora, nós fizemos a nossa parte. Hoje as Forças Armadas levaram para lá um hospital de campanha. O ministro da Saúde esteve lá na segunda-feira. Providenciou oxigênio”, disse Bolsonaro. Pazuello, no entanto, retornou nesta quinta-feira à Brasília e participou de live com o presidente sem que o problema tivesse sido solucionado.

Apoiadores do presidente levaram para o encontro uma idosa de 94 anos. Sem máscaras, ela tirou fotos com Bolsonaro, que tossiu durante a conversa, dizendo que “já está imunizado” por ter sido contaminado com o coronavírus.

Durante a conversa, ele voltou a exaltar o “tratamento precoce”, com cloroquina e ivermectina.

“Começou o tratamento precoce, que alguns criticam. Quem critica, não toma. Fiquem tranquilos. Tô vendo uma senhora de 94 anos de idade aqui. Se tiver um problema de vírus, vai se agravar pela idade. Agora vê um médico que pode receitar o tratamento precoce. Se não quiser, procura outro médico. Repito o tempo todo aqui, no meu prédio, mais de 200 pessoas pegaram a Covid. Se trataram com cloroquina e ivermectina. Ninguém foi para o hospital. E assim você vê pelo Brasil todo”, disse o presidente que desdenhou dos estudos científicos que comprovam que os medicamentos não têm ação contra a Covid-19.

“Alguns dizem: Ah, a ciência. Calma, rapaz. Não existe efeito colateral”, afirmou.

Assista

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.