#Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de julho de 2019, 11h04

Com recessão à vista, governo Bolsonaro reduz projeção do PIB em 2019 de 1,6% para 0,81%

Queda na previsão do crescimento da economia deve resultar em novo contingenciamento de recursos neste ano - diferentemente do que foi prometido em março, quando o governo bloqueou R$ 30 bilhões na verba dos ministérios

Bolsonaro durante reunião do Conselho Internacional de Negócios. (Foto: Alan Santos/PR)

Com a já anunciada recessão econômica à vita, o governo Jair Bolsonaro cortou pela metade, nesta sexta-feira (12), a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019. Com o ajuste às previsões do mercado financeiro, o crescimento da economia no ano cai de 1,6% para 0,81%.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Essa é a terceira reavaliação para baixo feita pelo governo para calcular a execução das contas federais. O orçamento de 2019 foi elaborado no meio de 2018 e trazia, inicialmente, uma previsão de crescimento de 2,5%.

De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (8), a expectativa do mercado é de um crescimento do PIB de 0,82% neste ano.

A reavaliação feita pelo governo aponta para a necessidade de um novo contingenciamento de recursos neste ano – diferente do que foi anunciado em março, quando o governo bloqueou R$ 30 bilhões na verba dos ministérios. A decisão final será divulgada no dia 22 deste mês, quando o relatório bimestral será divulgado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags