Entrevista exclusiva com Lula
24 de outubro de 2019, 15h58

Comissão do Senado vai investigar omissão do governo no caso do vazamento de óleo no Nordeste

“Não podemos falar que esse governo efetivamente se empenhou. Ele não se empenhou!”, disse o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Fabiano Contarato

Foto: Adema/Governo do Sergipe/Divulgação

Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, declarou nesta quinta-feira (24) que a comissão temporária externa da Casa vai apurar uma possível omissão do governo federal, no que se refere à tragédia do vazamento de óleo que invadiu praias do Nordeste.

“O poder legislativo não pode se acovardar diante de um crime dessa natureza. E esse crime era perfeitamente evitável. Esse impacto poderia ter sido evitado se os órgãos que compõem a fiscalização, como Ibama e ICMBio, fossem fortalecidos, valorizados e tivessem monitorando”, afirmou.

No rastro do crime ambiental nas praias do Nordeste: Ajude a Revista Fórum a mergulhar na realidade dessa grande tragédia

“Não podemos falar que esse governo efetivamente se empenhou. Ele não se empenhou! Em abril deste ano ele extinguiu o comitê executivo no plano nacional de contingenciamento de óleo. Nós temos um departamento de emergência ambiental que ficou sem chefe por seis meses. O comportamento vai ter de ser analisado do ponto de vista civil, administrativo e penal para quem quer que tenha dado causa, seja por atuação ou omissão, seja pessoa física ou jurídica”, acrescentou.

Interação

Contarato avaliou, também, que a comissão vai investigar como está a relação de entes federativos. “A criação da comissão externa é para acompanhar como está a interação de governo federal, estados, municípios e sociedade civil”, destacou.

Com informações do UOL


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum