Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2019, 11h22

Coronel ruralista indicado para Ibama no Ceará é destituído um dia após nomeação

Órgão recebe influência do deputado federal Heitor Freire (PSL), que é desafeto político de Ricardo Célio Chagas Bezerra

Foto: Reprodução/Facebook

A história do coronel Ricardo Célio Chagas Bezerra como superintendente do Ibama no Ceará acabou logo. Um dia após ter sido nomeado para o cargo, ele foi destituído. A revogação já foi, inclusive, publicada no Diário Oficial da União.

O órgão recebe influência do deputado federal Heitor Freire (PSL), que é desafeto político do coronel Bezerra. Agora, Freire deve indicar outro nome ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

A indicação do coronel teve resistência, pois ele é dono de uma fazenda de exploração de madeira em Altamira, no interior do Pará. A região onde Bezerrinha, como é conhecido, explora madeiras foi alvo do “Dia do Fogo”, em que ruralistas incendiaram a Amazônia como demonstração de apoio à política de desmatamento de Jair Bolsonaro.

O coronel é filiado ao PSL e chegou a disputar as eleições no ano passado, mas obteve apenas 13 mil votos e ficou como suplente de deputado federal.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum