Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de julho de 2019, 07h57

Datafolha aponta que Bolsonaro perde apoio na classe média

Entre as pessoas que recebem de cinco a dez salário mínimos, o índice de avaliação ótima ou boa caiu de 43% para 37%

Foto: Alan Santos / PR

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8), a maior mudança na percepção do governo de Jair Bolsonaro ocorreu nas elites. No comparativo com a pesquisa anterior, as pessoas que recebem de cinco a dez salários mínimos têm uma visão mais crítica, enquanto os que têm renda acima desta marca ampliaram a aprovação.

No primeiro grupo, os que entendem a gestão como ótima ou boa baixaram de 43% para 37%. No segundo, saltaram de 41% para 52%, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Entre os de renda de cinco a dez mínimos, a avaliação de Bolsonaro oscilou para pior em todos os quesitos. Além do número dos que veem seu governo como ótimo e bom ter encolhido, o dos que o classificam como regular passou de 26% para 29%, e o dos que o tratam como ruim ou péssimo de 28% para 32%.

Em contrapartida, a percepção dos mais ricos fez trajetória oposta. Na faixa dos que ganham mais de dez salários mínimos, além do salto na aprovação de Bolsonaro, o índice dos que veem sua gestão como regular passou de 26% para 15%, e como ruim e péssima de 37% para 32%.

Católicos e evangélicos

Os católicos seguem fazendo uma avaliação mais crítica do que os evangélicos do desempenho do presidente. No primeiro grupo, 66% dizem que Bolsonaro fez menos do que esperavam. No segundo, o índice de frustração é de 56%.

Bolsonaro é mais apoiado por brancos (42% o aprovam, diante de 31% dos pardos e 25% dos negros, para ficar nos maiores grupos) e homens (38%, ante 29% de mulheres).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum