Entrevista exclusiva com Lula
01 de setembro de 2019, 07h31

Datafolha: Brasileiro acha Macron mais preparado que Bolsonaro para lidar com a questão da Amazônia

Levantamento aponta que para 75% o interesse internacional na região é legítimo e a floresta está correndo sérios riscos. A gestão de Jair Bolsonaro no combate à crise ambiental é observada como ruim ou péssima por 51% dos entrevistados

Foto: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

Pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (1), revela a opinião dos brasileiros em relação ao crime ambiental que ameaça a Amazônia. De acordo com o levantamento, o o presidente da França, Emmanuel Macron é visto como mais preparado para lidar com o problema do que Jair Bolsonaro.

Dos entrevistados, 41% apontam na direção do francês e 36% para o brasileiro. Além disso, 44% acham que Macron é mais preocupado do que Bolsonaro com o tema, contra 30%. A pesquisa indica, também, que 44% acreditam que o francês é mais equilibrado no encaminhamento de soluções para a região do que o brasileiro e 32% apontam Bolsonaro.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Outro dado importante é que para 75% o interesse internacional na Amazônia é legítimo e a floresta está correndo sérios riscos. A gestão de Jair Bolsonaro no combate à crise ambiental na região é observada como ruim ou péssima por 51%.

A agressividade do brasileiro em lidar com a crise pode causar perda de investimentos para 69% dos brasileiros; 27% não acreditam nessa possibilidade.

Lula

O Datafolha também repetiu questões que tinham sido feitas em maio de 2009, na gestão de Lula.

A política ambiental do ex-presidente era vista como ótima ou boa por 20%, enquanto a de Bolsonaro atinge 21%.

No entanto, a diferença vem a seguir: 70% consideravam regular à de Lula, diante de apenas 28% de Bolsonaro. E 49% a entendem como ruim ou péssima a gestão do militar, enquanto somente 2% assim consideram a de Lula.

Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos, em 175 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum