De quarentena, Queiroga diz que seguirá “todos os protocolos” nos EUA

Queiroga emprestou máscaras descartáveis da caixa que levou aos EUA a Jair Bolsonaro e participou de reunião com Michelle Bolsonaro. Ele está de quarentena nos EUA após testar positivo para a Covid

Após testar positivo para a Covid horas depois de participar ao lado de Jair Bolsonaro (Sem partido) da abertura da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi às redes sociais afirmar que seguirá “todos os protocolos de segurança sanitária” do país.

“Comunico a todos que hoje testei positivo para #Covid19. Ficarei em quarentena nos #EUA, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Enquanto isso, o @minsaude seguirá firme nas ações de enfrentamento à pandemia no Brasil. Vamos vencer esse [emoji de micróbio]”, tuitou Queiroga no fim da noite desta terça-feira (21).

O ministro é o segundo membro da comitiva brasileira a testar positivo para a Covid-19 na viagem aos EUA para a reunião das Nações Unidas – um diplomata que participou da organização da chegada de Bolsonaro já havia testado positivo.

Queiroga emprestou máscaras descartáveis da caixa que levou aos EUA a Jair Bolsonaro. Ele acompanhou o presidente em boa parte da parca agenda em Nova York, inclusive na pizza devorada na calçada, já que Bolsonaro não pode entrar em áreas internas de restaurantes por não estar vacinado.

Em Nova York, Queiroga esteve com Bolsonaro no encontro bilateral com Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido.

Na segunda-feira (20), Queiroga se reuniu com representantes de fundos de investimentos internacionais e acompanhou Michelle Bolsonaro em encontro com representantes da Rare Diseases International para discutir doenças raras.

Nesta terça, o ministro participou dos encontros de Bolsonaro com o presidente polonês, Andrzej Duda, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres. À tarde, integrou a comissão que se reuniu com o Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

No entanto, um dos momentos mais marcantes da passagem do ministro por Nova York foi justamente a reação destemperada quando mostrou o dedo médio a manifestantes anti-Bolsonaro dentro da van da comitiva.

Publicidade

O ministro segue de quarentena nos EUA por 14 dias. A comitiva de Bolsonaro já deixou o país rumo ao Brasil.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR