Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de agosto de 2019, 19h31

Derrota de Moro: Demissão de superintendente da PF do Rio é publicada no Diário Oficial

Ricardo Saadi era alvo de Jair Bolsonaro e foi pivô de uma queda de braço do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, com o governo; Moro não queria a exoneração do delegado

Bolsonaro e Sérgio Moro (Foto: Divulgação/MJSP)

O delegado Ricardo Saadi, superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro, foi exonerado oficialmente nesta sexta-feira (30). Saadi era alvo de Jair Bolsonaro e foi pivô de uma queda de braço do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, com o governo. A decisão foi assinada por Luiz Pontel, secretário-executivo do Ministério da Justiça, comandado por Sergio Moro – que não queria a exoneração do delegado.

Depois de anunciar a demissão o comandante da Superintendência da PF do Rio e fazer estalar uma crise com a instituição, que cobrava autonomia, o presidente Jair Bolsonaro concretizou suas intenções no Diário Oficial da União. A exoneração é vista como uma forma de proteger seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, da investigação do Caso Queiroz.

A próxima etapa do conflito é sobre quem assumirá no lugar de Saadi, que havia pedido para sair apenas no final do ano. O nome preferido pela direção da PF é o de Carlos Henrique Oliveira, que comanda a PF de Pernambuco, mas Jair Bolsonaro já falou que prefere Alexandre Saraiva, da PF do Amazonas. Ele chegou a dizer que tem o poder de veto e pode nomear quem preferir.

Caso a interferência realmente ocorra, o diretor-geral da instituição e outros delegados já anunciaram que pretendem se demitir como forma de protesto. Eles criticam ainda a atitude de Sergio Moro, que, humilhado, abaixa a cabeça para Bolsonaro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum