Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de setembro de 2019, 07h35

Donald Trump usa governo Bolsonaro para apresentar resolução contra a Venezuela na ONU

Internamente, Itamaraty vê caso como verdadeira "instrução" da política estadunidense sobre o Brasil. Chanceler venezuelano, Jorge Arreaza declarou que o Brasil demonstra "submissão total" aos interesses de Trump

Eduardo com Bolsonaro e Trump na Casa Branca (Foto: Alan Santos/PR)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está usando o governo Jair Bolsonaro para apresentar uma resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) que pede uma investigação internacional por supostos crimes na Venezuela, aumentando a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Segundo informações de Jamil Chade, em seu blog no portal Uol nesta terça-feira (17), o caso está sendo tratado internamente pelo Itamaraty como verdadeira “instrução” que teria que ser cumprida em razão da submissão de Bolsonaro às políticas dos EUA.

Tradicionalmente, os EUA usam governos frágeis para fazer esse tipo de manobra contra países considerados inimigos, dando uma aparência de que que a resolução partiria da própria região de seu alvo.

Segundo a reportagem, diplomatas estrangeiros dizem que influência de Washington é “reveladora” da nova fase da política externa brasileira e demonstraria uma nova forma de atuação do Brasil nos fóruns internacionais.

Ao UOL, o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, declarou que o Brasil demonstra “submissão total” aos interesses de Trump.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum