Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de setembro de 2019, 15h25

Eduardo Bolsonaro vira réu na ação contra sua nomeação à embaixada nos EUA

Na ação original, o MP alega que o governo deve apresentar os critérios adotados para a escolha e as credenciais que justificam a indicação do postulante ao cargo

Reprodução/Twitter

O novo despacho, complementar à ação civil pública proposta em agosto para impedir a nomeação de Eduardo Bolsonaro à embaixada do Brasil nos EUA, inclui o filho do presidente como réu. As informações são da coluna de Lauro Jardim, em O Globo.

O procurador Paulo José Rocha Junior assina o despacho que coloca Eduardo como réu no processo, que, até o momento, citava apenas a União como responsável.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Na ação original, o Ministério Público (MP) alega que o governo deve apresentar os critérios adotados para a escolha e as credenciais que justificam a indicação do postulante ao cargo.

Pedidos

Agora, além de incluir Eduardo como réu, o procurador solicita que a União apresente os processos administrativos do “agrément” emitido pelos norte-americanos e o da indicação ao Senado. Também pede que a União volte atrás na nomeação.

Contudo, Eduardo só será considerado réu se a 16ª Vara de Justiça do Distrito Federal acolher o pleito do MP.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum