#Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de outubro de 2019, 17h55

Ernesto Araújo diz que Brasil é vítima do “climatismo” e chama Voltaire de lacrador

"Existe um arco ideológico que está funcionando contra o Brasil", disse o ministro que criticou o ambientalismo e o iluminismo em evento conservador

Ernesto Araújo (Reprodução)

Durante participação na conferência Cpac, organizada por movimentos conservadores, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, voltou a usar sua retórica negacionista sobre o aquecimento global e avançou sobre o iluminismo. Segundo ele, o Brasil está sendo perseguido por uma trama ideológica internacional que coloca o clima como um fator central.

“O climatismo está para a mudança climática como o globalismo está para a globalização. A mudança climática deveria ser estudada de maneira serena, racional, mas também foi capturada por uma ideologia”, declarou o ministro durante o evento. “Existe um arco ideológico que está funcionando contra o Brasil. O Brasil é um país conservador que está enfrentando esse arco”, disse ainda.

Segundo Fábio Zanini e Patrícia Campos Mello, da Folha, Araújo ainda atacou a ativista ambiental Gretha Thumberg, falou em “liberdade total na internet” e chegou até mesmo a criticar os preceitos do Iluminismo e da Revolução Francesa.

“Voltaire [iluminista francês] começou a querer lacrar. Ele pegou as instituições de seu povo, milenares, disse que isso não servia para nada, desrespeitando a fé e a monarquia. Voltaire e seus seguidores pediam liberdade, igualdade e fraternidade: liberdade para obedecer o poder, fraternidade para eu tomar o que é seu e igualdade para ter medo de guilhotina”, afirmou Araújo.

O olavista ainda disse que “o conservador é o sujeito menos preconceituoso que existe”. “Os nossos adversários é que gostam de pensar por rótulos, palavras de ordem. Para eles existe o gay, a mulher, o operário, o camponês. Para o conservador, existe essa e aquela pessoa. O esquerdismo é totalitário por isso, porque quer totalizar o indivíduo por uma de suas características”, declarou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum