#Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de outubro de 2019, 10h13

Ex-ministra diz que Bolsonaro mente sobre 13º para o Bolsa Família: “É apenas abono”

"A MP não criou o 13º do Bolsa Família. Deu um “abono” que será pago somente em 2019", afirma Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, doutora em saúde pública pela FioCruz

Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) compartilhou na manhã desta segunda-feira (21) nas redes sociais um artigo em que sua ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a economista Tereza Campello, doutora em saúde pública pela FioCruz, diz que Jair Bolsonaro está mentindo sobre o 13º que será pago aos beneficiários do programa Bolsa Família.

Segundo Tereza, Bolsonaro encolhe o programa, mentindo que está ampliando.

“A MP não criou o 13º do Bolsa Família. Deu um “abono” que será pago somente em 2019; Ou seja, veio com um ano de atraso e não cumpriu a promessa”, afirma, ressaltando que, diferente do anunciado, o valor está sendo pago com recursos suplementares e não com dinheiro de combate a fraudes no programa.

A ex-ministra afirma ainda que, em 2020, 400 mil famílias serão desligadas do Bolsa Família e que 1/3 dos recursos estão sem cobertura – R$ 9 bilhões estão dependendo de crédito suplementar.

“A verdade é uma só: O 13º do Bolsa Família, prometido na campanha, virá às custas de mais 1 milhão de famílias altamente vulneráveis, se consideradas as que aguardam na fila (700 mil esperam para entrar no Bolsa Família) e as que deveriam ser incorporadas frente a crise e ao desemprego”, diz.

Leia o artigo na íntegra.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum