Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de agosto de 2019, 15h11

Filha de Chico Mendes diz que queimadas têm relação direta com discursos de Bolsonaro

Elenira Mendes, filha do ambientalista também fez apelo para que as pessoas resgatem a mensagem deixada por seu pai

Elenira Mendes, filha do ambientalista Chico Mendes - Foto: Reprodução

Filha de um dos maiores nomes da luta pela preservação da Amazônia, o ambientalista Chico Mendes, Elenira Mendes associa que o aumento dos incêndios neste ano tem relação direta com os discursos irresponsáveis do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em relação ao meio ambiente. Para Elenira, Bolsonaro dá abertura para queimadas e desmatamentos.

“Este foi um ano diferente, acredito, pelo fato de termos como presidente alguém que, desde a campanha eleitoral, já deixava claro em seu discurso que seria permissivo com os desmatamentos e queimadas”, disse Elenira, em entrevista para o  UOL. De acordo com ela, a redução de fiscalização também foi um dos fatores que contribuíram para o cenário atual.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

A filha do ambientalista também faz apelo para que as pessoas resgatem a mensagem deixada por seu pai. “Devem ser perpetuadas a voz e as mensagens deixadas por meu pai. Elas devem ecoar com mais força no peito daqueles que ainda sonham e acreditam que ainda é tempo de mudança”, disse ela, citando que “os propósitos” das queimadas hoje são os mesmos da época em que seu pai era vivo.

Chico Mendes era seringueiro e, por conta da sua luta pela preservação da floresta, foi assassinado por um fazendeiro dentro de casa, em Xapuri (AC), no dia 20 de dezembro de 1988.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum