Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de agosto de 2019, 08h53

Glenn Greenwald tuita e comenta sequência de vídeos de Frota no Roda Viva

“Quando perguntado quem é seu principal inimigo - o governo de Bolsonaro ou PT - Frota respondeu: ‘nenhum dos dois. São os fanáticos online à direita que espalham Fake News e ataques sujos’”, postou o editor do The Intercept

Foto: Reprodução/TV Cultura

O jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brasil, veículo responsável pela divulgação dos diálogos da Vaza Jato, usou o Twitter para comentar vídeos de trechos da entrevista do deputado federal Alexandre Frota, ex-PSL e agora no PSDB, no Roda Viva, da TV Cultura. O programa foi exibido nesta segunda-feira (19).

Ainda na segunda, Glenn tuitou sobre declaração de Frota a respeito da relação de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol: “’Grave e ruim’ – deputado Alexandre Frota (ex-PSL, agora PSDB), na Roda Viva agora sobre o comportamento do Moro com Deltan, revelado pelo The Intercept e nossos parceiros na #Vaza Jato. Ele também disse que ministro Moro, cada dia, se torna ‘mais fraco’”.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Outros comentários de Glenn: “’Sim, agora estou no partido do Aécio. Mas antes, eu estava no partido de Queiroz’ – Frota questionado sobre corrupção no PSDB”.

“Quando perguntado quem é seu principal inimigo – o governo de Bolsonaro ou PT – Frota respondeu: ‘nenhum dos dois. São os fanáticos online à direita que espalham Fake News e ataques sujos’. Ele reconheceu que a campanha de Bolsonaro usou isso durante a eleição quando ele a apoiou”.

Na manhã desta terça (20), Glenn continuou seus comentários: “Alexandre Frota é, obviamente, uma figura controversa (para ser generoso), mas ninguém pode negar que ele conhece bem o movimento Bolsonaro porque fazia parte dele. Por causa disso, vale a pena ouvir sua entrevista na Roda Viva. Primeiro sobre o comportamento do Sérgio Moro”.

“Próximo: Dep. Frota (PSDB, ex-PSL) explica por que as revelações da #Vaza Jato mostram transgressões e impropriedades graves por Moro, Deltan e Lava Jato”.

“Aqui, Dep. Frota descreve as características do que ele chama de ‘ditadura Bolsonarista’ e como o PSL é um partido que não acredita nos princípios básicos da democracia”.

“Fanáticos”

“Dep. Frota também descreveu como o movimento Bolsonaro depende da Fake News e dos fanáticos que atacam as pessoas a maneira mais baixa e mais suja. Quando perguntado pela Daniela Lima se isso é novo, ele admite que a campanha de Bolsonaro ganhou usando essas mesmas táticas imundas”.

“Quando perguntado quem é o pior inimigo – o governo ou PT – Frota responde: nenhum dos dois. Os piores são os cretinos sujos online – os seguidores mais fanáticos de Bolsonaro -, que mentem sobre todos e vivem na lama. Ele só percebe isso agora que ele é o alvo deles”.

“Finalmente: Frota explica que o que torna a milícia digital de Bolsonaro tão singularmente desprezível é que eles não apenas atacam seus adversários, mas também suas famílias e vidas privadas com mentiras que devem deixar todas decentes, de todas as ideologias, as rejeitem com nojo”.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum